domingo, 28 de julho de 2013

I COPA SEST/SENAT DE XADREZ RELÂMPAGO

Campos esteve órfã de torneios de xadrez por 10 anos e o jejum finalmente terminou na manhã deste sábado, 27/07/2013, quando a Academia de Xadrez de Campos, AXC, conseguiu juntar 23 atletas na sede do Sest/Senat. A "I Copa Sest/Senat de Xadrez Relâmpago", com 5 minutos de reflexão, reuniu velhos amigos, novos jogadores e promessas do xadrez goitacá. A Coluna do Rei esteve presente.

Os organizadores Victor Paiva, também árbitro do torneio, e Thiago Almeida fizeram ótimo trabalho e as belas mesas de xadrez em madeira maciça puxaram o nível da competição. Foi bonito ver o retorno de Luiz Osvaldo Cifuentes (foto abaixo), jogador da velha guarda campista e terceiro colocado no torneio, bem como jovens corajosos, ainda galgando nas "estratégicas" do jogo dos reis; eles impuseram seu xadrez com a classe digna de GMs. Foi a oportunidade de assimilar muitas lições ao passo que algumas partidas foram definidas pela execução de lances irregulares. 

Quedas de tempo são variáveis importantes nessa modalidade de xadrez e, apesar de não permitir a excelência de uma partida mais pensada, certamente nos oferece lances fenomenais de puro instinto, memória posicional e espontaneidade que trazem beleza única à prática do esporte/arte/ciência. São temperos para emoções inigualáveis. Foi o caso da partida entre Walter Wagner e Dario Marinho, pela segunda rodada da competição. A partida chegou a uma posição de empate singular mas Walter enfrentava aperto de tempo. Parecia que iria perder, quando seu tempo terminou e Dario não notou, tamanha era a atenção ao ritmo de seus lances. Quando finalmente reportou, o árbitro Victor Paiva, que a essa altura já observava atentamente os instantes finais da partida, informou que a mesma estava empatada porque Dario não tinha peças suficientes para mate. De fato uma anedota curiosa que só um torneio relâmpago teria oferecido de tão bom grado.
Quando caiu o tempo de Walter, segundo colocado no torneio (foto ao lado), Dario ainda tinha um punhado de peões em seu exército e, se naquele instante tivesse reportado a queda do tempo teria sido sagrado vencedor. Mas, como podemos ver no vídeo abaixo, transcorreram-se vários lances após a queda de tempo e Dario notou o tempo justamente após perder seu último peão. Ironias que só o xadrez poderia oferecer. Parabéns devem ser direcionados aos observadores que, em respeito às regras e bom andamento das partidas, não fizeram qualquer tipo de interlocução aos competidores. Aliás, essa foi a máxima durante todo o torneio e foi merecidamente ressaltada pelo presidente da AXC durante a premiação.


Outra situação inusitada marcou a disputa entre Fábio Fernandes e Nathália Vieira. Professor e aluna se enfrentaram e a jovem "padawan" venceu seu mentor na queda de tempo. Imagino que, bom professor como Fábio é, sua decepção pela derrota foi totalmente ofuscada pela satisfação de sua pupila com a vitória. Nathália ficou em 11o. lugar e ainda foi premiada melhor colocada na categoria feminina (foto ao lado).
Cyro Corte Real confirmou o favoritismo e saiu vencedor invicto. Abaixo podemos conferir, na íntegra, a partida entre Wéder Pacheco e Cyro Corte Real pela última rodada e que definiu as primeiras colocações do evento. Cyro ofereceu empate, aceito por Weder. A confraternização foi a máxima do retorno de Campos às competições de xadrez. Nos intervalos, amigos comentavam seus lances e contavam anedotas pessoais que fugiram às lentes das câmeras. O clima foi muito agradável e a AXC "inaugurou" com pé direito na organização. Parabéns a todos!



Mais fotos do torneio podem ser conferidas em:

2 comentários:

Dario Marinho disse...

Foi uma maravilhoso torneio. Parabéns aos primeiros colocados! Não vejo a hora de participar de outro.

Edu disse...

Obrigado pelo comentário, Dario! Abraço!!